Documenta Costumes

(54) 3289.9000 - UCS Campus 8

DOCUMENTA é uma mostra histórico-cultural que expõe obras e objetos relacionados com a população da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Com mais de 2000 peças, algumas raras, seu acervo é único e muito bem organizado. A mostra originou-se de aquisições, doações e parcerias efetuadas pela Profª Véra Stedile Zattera no período em que realizava seus trabalhos de pesquisas e que, também, deu origem as edições contidas neste site. A estudiosa doou a mostra, na sua íntegra, em 2006, para a Universidade de Caxias do Sul onde está aberta ao público.

Acesse o site do Documenta Costumes

VERA ZATTERA DOA O ACERVO
DOCUMENTA PARA A UCS



Projeto Documenta doado à UCS

A professora e pesquisadora Véra Stedile Zattera doou para a UCS o Projeto Documenta, acervo que versa sobre os usos e costumes regionais. A mostra histórico-cultural é composta de mais de duas mil peças, perfazendo um total geral de mais de três mil itens, com um valor estimado em R$ 1,5 milhão. A doação aconteceu durante a solenidade de abertura da exposição, na semana passada, dia 28. Documenta está localizada no Bloco U, em frente ao Galpão Crioulo, na Cidade Universitária.

Os estudos que deram origem ao projeto resultaram, além dos livros e CDROMs editados, em um acervo de imagens e de objetos históricos. A mostra, fruto do resgate e busca da pesquisadora por diversos anos, inclui obras de seu acervo particular e outras coleções privadas e públicas.

Entre peças antigas e reconstituições históricas, a Documenta mostra itens da cultura gaúcha e dos usos e costumes da colonização italiana. Exibe aspectos do vestuário tradicional e da arte têxtil na Serra Gaúcha, bem como obras de Aldo Locatelli desenvolvidas em Porto Alegre, São Paulo e na Itália. Há ainda peças raras, como um Lenço Farroupilha, datado de 1844 e alguns originais de Locatelli. São expostas, também, coleções de origem privada e museológica.

A pesquisadora, professora da UCS desde 1969, salientou que a doação não enrijece a mostra, "mas dá liberdade à UCS em agregar novas peças, outros projetos". O reitor Isidoro Zorzi destacou o gesto de despreendimento da professora e disse que o projeto será um instrumento pedagógico para alunos, para qualificar cursos e professores e de acesso à comunidade regional.

Caxias do Sul, setembro 2006.